Certificado de Acreditação Canadense do Hospital Santa Clara é oficializado nessa segunda

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O Santa Clara é o primeiro hospital de Uberlândia e região a conquistar o selo de Acreditação Canadense do Canadian Council on Health Services Accreditation. E, nesta segunda feira (28), foi realizada a cerimonia de entrega da placa da certificação. Essa reconhece a qualidade e a segurança dos serviços de saúde prestados pelo hospital aos seus pacientes.

O evento contou com a presença do CEO do IQG no Brasil, Dr. Rubens Covello. Ele explica que a Acreditação é um movimento mundial e 90% dos países já possuem esse processo, que tem como foco o paciente. “Estamos contentes de estarmos em Uberlândia entregando o primeiro selo internacional de Acreditação ao Santa Clara. Foram dois anos de esforço do hospital, atendendo a metodologia e protocolos, afim de garantir melhor qualidade e assistência ao paciente.”, declara.

O diretor executivo completa que as avaliações e a relação com o Santa Clara mostraram que o hospital possui um atendimento humano “Ele tem um jeito de atender o paciente diferente, já era um hospital humanizado. O que nós trouxemos de novo foi uma metodologia internacional de referência.”, elogia.

A diretora clinica do hospital, Daniela Falqueto Alvim, ressalta o significado da certificação. “Isso significa que nossos pacientes receberão atendimento com um nível internacional de qualidade. Estamos muito honrados de fazer parte de um movimento nacional e internacional, que preza a segurança dos pacientes e melhora o sistema de saúde.”, afirma.

A acreditação reconhece as instituições que possuem processos seguros e de qualidade, por meio de uma avaliação imparcial do serviço de saúde, com base em um roteiro e equipe técnica treinada.

A coordenadora de Marketing do Hospital Santa Clara, Ana Paula Garcia, afirma que o selo é importante para o mercado e clientes de Uberlândia e região. “Agora eles podem contar com um modelo de assistência mais seguro, com qualidade e, cada vez, mais próximo ao cuidado. É um marco histórico, nós somos o primeiro hospital da região a receber a acreditação, somente 52 hospitais no Brasil possuem esse selo.”, afirma.

A conquista da acreditação exige um caminho longo e decisões estratégicas. A diretora técnica do Santa Clara, Dra. Tânia de Fátima  Alves, conta que o processo durou 2 anos. “Foi a consagração de 2 anos de trabalho, esforço, aprendizado e mudanças de conduta do nosso corpo clínico e colaboradores. Tudo com o objetivo de melhorar nosso atendimento ao cliente e proporcionar maior segurança ao nosso paciente.”, relembra.

O diretor administrativo do Santa Clara, Dr. Luis Alessandro de Moraes, completa que essa é uma conquista para todos. “Sem dúvidas é um certificado importante, não só para o Santa Clara, mas para toda Uberlândia. Ter a Acreditação na cidade, representa desenvolvimento. Trabalhamos internamente na capacitação das pessoas e desenvolvimento das competências, hoje temos, padrões internacionais de qualidade e segurança no hospital,”  aponta.

O que é a Acreditação

A acreditação é uma maneira formal de se reconhecer as instituições que possuem processos seguros e de qualidade. Uma empresa externa, independente e especializada (a acreditadora) avalia imparcialmente o serviço de saúde (hospital, clínica, laboratório, UPA, por exemplo) com base em um roteiro e equipe técnica treinada.

Entretanto, passar pelo processo de acreditação não se resume à etapa de avaliação: para as instituições que se submetem a esse processo, o caminho é longo e deve ser uma decisão estratégica. Para cumprir com os requisitos mínimos exigidos e avaliados no roteiro, a instituição precisa se preparar, o que leva alguns anos e envolve revisão de processos e mudanças.

Uma vez acreditada, a instituição recebe um selo de reconhecimento que tem validade variável e inferior a 5 anos (nenhuma é vitalícia). Após o vencimento, a instituição precisa passar novamente pelo processo de avaliação caso queira renovar o selo.

Passar pelo processo de acreditação é uma estratégia que aumenta a segurança do paciente, melhora a colaboração e a comunicação entre as equipes, promove a qualidade dos serviços prestados, aumenta a credibilidade da instituição com clientes, fornecedores e profissionais e   transmite confiança para o comprador e às autoridades reguladoras sobre os produtos, processos ou serviços avaliados.

 

 

 

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