Hospital Santa Clara recebe o Certificado de Acreditação Canadense

0
131

O Hospital Santa Clara conquista selo de Acreditação Canadense do Canadian Council on Health Services Accreditation (CCHSA – Conselho Canadense de Acreditação em Serviços de Saúde). A certificação internacional reconhece a qualidade e a segurança dos serviços de saúde prestados pelo hospital aos seus pacientes. O Hospital conseguiu esse selo através da certificadora IQG e a diretora técnica do Santa Clara, Dra. Tânia de Fátima, explica sobre a importância desse processo. “Para chegar até esse momento foram dois anos de várias mudanças na nossa prestação de serviços, com a elaboração de novos processos assistenciais, capacitação de colaboradores e integração do corpo clínico, tudo isso visando a melhoria na qualidade do atendimento do nosso cliente. O objetivo final é garantir que o nosso paciente receba um atendimento de qualidade focado na segurança e resolutividade, mas sem perder a nossa essência de humanização”, comentou Dra. Tânia de Fátima.

Iniciado em 2016, o processo de acreditação envolveu todo o hospital, em diferentes setores, capacitando e treinando toda a equipe. “Foi realizado uma campanha da “Qualidade em Alta”, com o objetivo de divulgar para todos os colaboradores, médicos e terceiros para que pudessem entender o processo e colocassem em prática. Foram criados alguns “times” para que juntos pudessem melhorar cada setor: Time Ambiental, Materno Infantil, Cirúrgico, Crítico, Medicação e Comunicação”, disse Irinea Marques, coordenadora de qualidade do Hospital.

O Santa Clara implementou o protocolo de Sepse, desenvolvendo vários indicadores para diminuir a mortalidade dos pacientes e o resultado foi um sucesso e conseguiu atingir o objetivo. “A busca constante de aprimoramento da equipe multidisciplinar foi essencial para essa conquista. Com o foco sempre no paciente a fim de proporcionar excelência de atendimento e o mínimo de risco. O aprendizado, a partir do gerenciamento dos processos para a enfermagem, colaborou para uma onda progressiva e planejada de práticas seguras, de modo a estimular a todos para oferecer um serviço com mais calor humano e qualidade”, informou a supervisora das unidades de internação, Marcia Cristina Lucas de Oliveira.

Todos tiveram um papel importante no processo da Acreditação, participaram ativamente cumprindo as demandas. Para o diretor administrativo, Dr. Luiz Alessandro de Moraes, esse certificado foi muito importante para o Hospital, pois mostra que o Santa Clara segue os padrões de qualidade e segurança assistencial de nível internacional. “Foram 2 anos de treinamentos e integração de todos em prol de ações e processos que garantem um tratamento de qualidade, o que nos possibilitou receber esse certificado importante. E toda a população também ganha com essa premiação, pois a equipe foi treinada para oferecer um atendimento melhor, garantindo sempre a segurança dos pacientes”, explicou Dr. Luiz Alessandro.

O Santa Clara passou por uma auditoria nos dias 28, 29 e 30 de Novembro, que contou com a presença de 6 auditores, sendo uma Canadense. Para a Dra. Daniela Falqueto, diretora Clínica, essa “Acreditação” tornou o Santa Clara um hospital certificado em qualidade e segurança para os pacientes e colaboradores num nível de excelência ao qual poucos hospitais no Brasil fazem parte. “Essa premiação significa que clientes e fornecedores podem esperar de nós a entrega de requisitos essenciais para a assistência segura, de qualidade e eficiente. Segura porquê tem menos riscos de complicações, eventos adversos e falhas na assistência. Eficiente porque entregamos um serviço muito bom com otimização de custos. De qualidade porque satisfaz o cliente no que ele deseja de forma excelente. Temos que manter o que conquistamos e melhorar cada vez mais.   Nosso hospital é e será de Excelência para todos que utilizarem de seus serviços, com o incomparável calor humano, que foi destaque na visão do comitê acreditador”, comentou Dra. Daniela Falqueto.

O que é a Acreditação

A acreditação é uma maneira formal de se reconhecer as instituições que possuem processos seguros e de qualidade. Uma empresa externa, independente e especializada (a acreditadora) avalia imparcialmente o serviço de saúde (hospital, clínica, laboratório, UPA, por exemplo) com base em um roteiro e equipe técnica treinada.

Entretanto, passar pelo processo de acreditação não se resume à etapa de avaliação: para as instituições que se submetem a esse processo, o caminho é longo e deve ser uma decisão estratégica. Para cumprir com os requisitos mínimos exigidos e avaliados no roteiro, a instituição precisa se preparar, o que leva alguns anos e envolve revisão de processos e mudanças.

Uma vez acreditada, a instituição recebe um selo de reconhecimento que tem validade variável e inferior a 5 anos (nenhuma é vitalícia). Após o vencimento, a instituição precisa passar novamente pelo processo de avaliação caso queira renovar o selo.

Passar pelo processo de acreditação é uma estratégia que aumenta a segurança do paciente, melhora a colaboração e a comunicação entre as equipes, promove a qualidade dos serviços prestados, aumenta a credibilidade da instituição com clientes, fornecedores e profissionais e   transmite confiança para o comprador e às autoridades reguladoras sobre os produtos, processos ou serviços avaliados.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here