Catarata é a maior causa de cegueira reversível no mundo

0
142

A catarata, frequente entre a população idosa, é uma doença consequente da opacidade do cristalino (lente dos olhos), o que causa progressiva perda da visão.  O oftalmologista do Hospital Santa Clara, Dr. André Luiz Abrão Rangel, explica que a catarata é um processo normal do envelhecimento, mas que existem grupos de risco. “Pacientes diabéticos, com glaucoma, alta miopia, que já tiveram uveíte ou traumas oculares, podem desenvolver a doença mais cedo”, informa.

O médico completa que também existem casos em que o bebê já nasce com a enfermidade, esse quadro é denominado de catarata congênita. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia 85% das cataratas são classificadas como senis, que acometem pessoas com idade já avançada. Dr. André ainda completa que, nesses casos, a doença pode atingir os dois olhos. “Não necessariamente na mesma intensidade, a catarata pode se desenvolver mais em um do que no outro, mas com o tempo, ambos serão atingidos”, esclarece.

O tratamento só pode ser feito por meio de cirurgia. O procedimento dura cerca de 20 minutos e é feito com anestesia local, a liberação do paciente é feita logo após o final do processo. “Atualmente a técnica cirúrgica é avançada, feita a partir de micro incisões, garantimos uma recuperação boa e rápida. Não há restrições alimentares e nem necessidade de internação. Após 30 dias o paciente costuma receber alta e é liberado para todas as atividades”, explica Dr. André Luiz.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here