Dia Nacional da Luta Contra o Reumatismo: entenda o que é esta doença

0
27

30 de Outubro é o Dia Nacional da Luta Contra o Reumatismo e o reumatologista do Hospital Santa Clara explica como evitar esta doença

Por: Dr. Fernando Gasparin
Reumatologista do Hospital Santa Clara

Crianças e adolescentes também podem sofrer de reumatismo. A doença não é tão frequente, mas pode acontecer. Reumatismo é o conjunto de doenças inflamatórias que causa dor, inchaço nas articulações, ossos tendões e músculos. Este problema compromete a qualidade de vida do paciente, pois limita a realização de diversas atividades do dia a dia.

A variedade de doenças reumáticas existentes impede uma definição que apresente adequadamente todas elas, pois os mecanismos causadores e os órgãos atingidos variam bastante.

O tratamento só pode ser indicado pelo especialista após uma análise individual, cada situação merece um acompanhamento individualizado. Em geral, a prática de atividades físicas, controle do peso e da inflamação pode trazer melhorias na qualidade de vida do paciente e evitar o agravamento da doença.

Uma alimentação saudável, com frutas e vegetais, sem dúvidas, podem auxiliar no tratamento do reumatismo. Alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios,  como o azeite de oliva extra virgem com acidez menor que 0,5%, abacate, peixes, cereais integrais, além de aliviar os sintomas, serve como prevenção para quem ainda não tem reumatismo.

Ter uma vida ativa, alimentação adequada e praticar exercício físico faz toda a diferença no tratamento da maioria das doenças. São hábitos saudáveis que, quando colocados em prática, garantem uma melhor qualidade de vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here