Hospital Santa Clara apoia a Semana Mundial da Amamentação

0
32
Baby eating mother's milk. Mother breastfeeding baby. Beautiful mom breast feeding her newborn child. Young woman nursing and feeding baby. Concept of lactation infant.

O leite materno é considerado um dos alimentos mais valiosos do mundo. Além de água e gordura, o leite contém vitaminas, proteínas, açúcares, sais minerais e anticorpos que ajudam na prevenção de doenças.

A amamentação reduz o risco de mortalidade infantil, diminui infecções como diarreia, doenças respiratórias (pneumonias, otite e bronquiolite), rinite alérgica e até leucemia.

Dados do Ministério da Saúde/DATASUS mostram, entretanto, que cerca de 40% dos bebês até seis meses de vida foram alimentados exclusivamente com leite materno.

Os benefícios deste ato se estendem ao longo da vida, influenciando fatores como tendência à obesidade, inteligência e escolaridade. Adultos que foram amamentados por mais de 01 ano apresentaram uma renda financeira maior do que aqueles que receberam leite materno por menos de 01 mês, indicando os efeitos da amamentação sobre o QI.

Além destes benefícios para a criança, a mãe também tem vantagens ao amamentar. Mulheres que amamentaram tem redução nas taxas de câncer de ovário e de mama, menos risco de desenvolver diabetes tipo 2, Hipertensão e artrite reumatóide, além de que amamentar ajuda a recuperar o peso após o parto.

Neste ano, o tema para a Semana Mundial da Amamentação é: Amamentação: a base da vida. Esta ação tem o objetivo de incentivar o aleitamento materno e orientar para que a mãe conheça o seu papel tão importante na vida e na saúde do filho. Um bebê bem alimentado tem mais chances de desenvolvimento, evita doenças e é mais feliz ao longo da vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here