Como ter autonomia e qualidade de vida na terceira idade?

0
236
Group of older people's get together

Após o tão esperado momento da aposentadoria, muitos idosos tendem a se isolar, ficam mais em casa, se afastam dos antigos amigos do trabalho. É muito importante ficar atento a estes detalhes, afinal, a vida continua. Para manter uma mente sã o corpo precisa estar em movimento.

O convívio social e a família são essenciais para uma terceira idade feliz. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2010 e 2050, a expectativa é que a quantidade de idosos no Brasil triplique, atingindo mais de 66 milhões de indivíduos.

Para garantir uma boa qualidade de vida, o idoso deve continuar exercendo as atividades cotidianas de antes, como lavar uma louça, estender roupas, tomar banho sozinho. É claro que os movimentos ficam limitados, então, tudo deve ser feito de acordo com o seu tempo, sem pressa. Religiosidade, esportes, momentos em família e amigos favorecem para o bem estar emocional do idoso.

Quanto à saúde do organismo, em todas as fases da vida é fundamental manter uma boa alimentação. Refeições equilibradas fornecem energia e mantém as células saudáveis. Atividades físicas precisam ser praticadas como um hobby. Estes momentos também servem para interação com outras pessoas. Fazer uma caminhada, hidroginástica e demais atividades em grupo auxiliam e muito na qualidade de vida do idoso.

Dr. Diogo Kallas Barcellos –  Geriatra

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here