Conheça as doenças mais comuns no verão e saiba como se prevenir!

0
119

O calor e o aumento do suor favorecem o desenvolvimento de microorganismos, como fungos, que podem causar as micoses na pele como as tíneas e o pano branco e bactérias, facilitando o surgimento de infecções da pele. Saiba o que causa as principais doenças do verão e previna-se.

Para evitar as micoses, evite umidade excessiva na pele, use roupas frescas e, após o banho, enxugue bem as dobras entre os dedos dos pés. Sapatos fechados sem meias também devem ser evitados.

Segundo a dermatologista do Hospital Santa Clara, Dra. Camila Laranjo Marques, a “brotoeja” ou miliária, são pequenas lesões tipo pápulas avermelhadas por todo o corpo. “Isso acontece devido ao aumento do suor nesta época do ano. Para evitar brotoejas, procure usar roupas leves e de cores claras nos dias quentes”, explica a dermatologista.

Além disso, existe também a acne solar, que parece uma espinha comum, mas é uma lesão inflamada com pus que pode surgir depois de uma exposição ao sol forte aliada ao uso de produtos oleosos, como óleos bronzeadores. O ideal é evitar esse tipo de cosmético e optar por versões oil free.

A reação da luz do sol com substâncias presentes nas cascas de frutas como limão e caju podem provocar a fitofotomelanose, de acordo com a doutora. “Nunca manuseie estas frutas no sol, pois mesmo lavando as mãos com sabão, a substância não sai da pele e pode reagir com o sol por algumas horas, levando a queimaduras solares com surgimento de bolhas e escurecimento da pele local”, finaliza Dra. Camila.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here