Se ano novo só começa depois do Carnaval, prepare-se para 2018

0
130

Tratar o fim do carnaval como início de ano permite uma nova oportunidade para separar metas e objetivos, caso ainda não tenha começado nenhuma

Tecnicamente, 2018 começou no dia 1º de janeiro. Mas, como é comum todos os anos no Brasil, até a passagem do carnaval achamos que o ano novo ainda não chegou. E isso não é exatamente um problema, mas uma nova oportunidade.

Se durante esse período não foi possível colocar nenhuma das metas em prática, agora é o momento de revê-las e separar aquelas que se encaixam, de fato, nos objetivos. Por exemplo: quem quiser emagrecer não pode esperar uma perda de peso significativa nos primeiros meses. Talvez seja melhor pensar em mudanças alimentares e de hábitos ao longo do ano, com a inclusão de exercícios físicos, para um resultado mais efetivo e duradouro.

Pensar a longo prazo é o que faz o estudante de psicologia Eduardo Grassi, que estabeleceu apenas uma meta pessoal: manter as boas notas na faculdade. O foco único foi resultado de objetivos frustrados no passado. “Pra mim, [a meta é] manter o pé no chão. Todo ano a gente cria metas e não dá, então a gente se cansa dessa ideia”, conta.

Confira abaixo algumas dicas de como organizar as metas e objetivos de 2018!

Avise seus amigos

Contar aos parentes, amigos e colegas de trabalho as mudanças que está pensando em fazer é uma das primeiras atitudes rumo à nova rotina. Os colegas podem ajudar dando apoio ou mesmo cobrando nos momentos de fraqueza.

Espalhe recados pela casa

Nada como lembretes diários dos objetivos que você quer atingir. Cole notas pelas paredes e espelhos com os resultados que você deseja alcançar, como parar de fumar e ser mais ativo. Essa atitude ajuda a manter o foco.

Compre uma agenda ou faça o seu daily planner

“Não tenho tempo” é a primeira resposta que vem à mente quando a ideia é mudar hábitos. Há quem use o argumento como desculpa, mas também quem não consiga se organizar. Faça uma planilha das 8 às 23 horas e deixe espaços de meia em meia hora, ou de hora em hora, e respeite os compromissos que combinar. Ter as tarefas sempre à vista, divididas por cores, ajuda o cérebro a interpretar a importância delas, e a gravar melhor os objetivos.

Vá para a cozinha

Se um dos objetivos é se alimentar de forma mais saudável em 2018, aprenda a cozinhar as próprias refeições. Além de conhecer alimentos novos, isso te ajudará a ter o controle sobre a própria alimentação.

Procure academias perto de casa ou do trabalho

Facilite a vida. Se a ideia é começar a se exercitar em uma academia, procure por alguma que esteja no caminho entre casa e o trabalho. Assim você sempre a verá no percurso e isso pode servir de incentivo.

Foque no presente

Manter o olhar sempre no futuro, nos objetivos que ainda vamos conquistar, nem sempre é uma boa ideia. Isso porque tira o olhar do presente, que podemos controlar, e o tempo tende a parecer que está passando cada vez mais rápido.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here