Os Riscos de uma Alimentação Inadequada

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Uma Alimentação saudável é aquela preparada com cuidados de higiene e oferece todos os nutrientes em quantidades adequadas a cada pessoa. Um ser humano saudável é aquele que vive em estado de bem-estar físico, mental e social. É uma pessoa que ri, anda, corre, trabalha, se diverte e participa da vida familiar e da comunidade.

Estudos mostram que uma alimentação desequilibrada com o alto consumo de alimentos ricos em carboidratos simples, gordura trans, industrializados e também o estresse, fumo, poluição, agentes químicos e tantos outros estão por trás do desenvolvimento de um processo inflamatório de baixo grau no organismo.

A inflamação é um mecanismo que nosso organismo usa para se defender de alguma agressão tecidual, com isso ocorre aumento da vascularização no local da lesão, levando a hiperemia (vermelhidão), o que irá atrair células de defesa que irão combater o agente infeccioso, e se for o caso, a liberação de substâncias químicas, denominadas citocinas. Esse processo ocorre de forma aguda, com o tecido reparado, cessa o processo e tudo volta à normalidade. Mas algumas vezes podemos ter uma cronificação deste processo, e isto pode ocorrer porque por algum motivo continuamos tendo a liberação das citocinas inflamatórias, que pode se tornar silencioso, que ao invés de reparar o tecido acabamos tendo lesão tecidual.

Esse processo inflamatório crônico e de baixo grau está por trás de várias patologias degenerativas crônicas como: Diabetes Mellitus tipo 2, aterosclerose, artrite, artrose, lúpus, Alzheimer, doença pulmonar obstrutiva crônica, tireoidites e até pelo aparecimento de câncer.

Bom, e agora, como prevenir um quadro de inflamação crônica?
Primeiro você tem que querer mudar seus hábitos, o que é fundamental, aqui vão algumas dicas:

– Prefira alimentos frescos, naturais, integrais e variados;
– Consuma diariamente frutas, verduras e legumes da estação e dê preferência aos orgânicos;
– Diminua as frituras e os alimentos com elevada quantidade de açúcar, gordura e sal.
– Coma devagar, mastigue bem os alimentos;
– Faça suas refeições em ambiente tranquilo; procure manter os mesmos horários e os intervalos regulares;
– Prefira sucos naturais aos refrigerantes e sucos industrializados;
– Evite beliscar ou substituir suas refeições por biscoitos, salgadinhos, chocolates ou outras guloseimas;
– Parar de fumar e de usar drogas;
– Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas;
– Controlar ou tratar a flora intestinal;
– Praticar atividade física.

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