Cantos e Encantos | Araxá Brasil

0
183

38Brasil, Minas Gerais, Alto Paranaíba, Araxá. Terra onde primeiro se avista o sol, terra de encanto. Em meio a uma grande extensão de terras rurais, entre a década de 1770 e 1780 , Araxá recebe seus primeiros moradores, atraídos para região devido a exploração de minério e criação de Gado. Com a descoberta da fertilidade da terra e dos sais mineirais nas águas do ‘Barreiro’, o povoamento da cidade se intensicou, elevando-se a Freguesia em 1791.

Terra de cem mil habitantes a cidade atrai turistas de todo Brasil, curiosos pelo famoso ‘Grande Hotel’, pela gura de Dona Beja, pelas águas termais, pela culinária, eventos durante o ano e por cada canto especial dessa cidade linda. E é por esse encanto que eu começo uma nova Coluna por aqui, que mistura lugares, arquitetura e fotograa.

Falar de Araxá é falar também sobre beleza natural e sobre o Parque do Barreiro. O complexo tem fama nacional pelo fabuloso poder medicinal de suas águas e da lama, o que levou, no nal da década de 1930, a implantação de um projeto arquitetônico que seria, segundo o slogan da época,” a maior e mais bela estância hidromineral do continente, ” pelo presidente Getúlio Vargas.

Integrado ao parque do Barreiro, com o paisagismo de Roberto Burle Marx o hotel, construído em 6 anos, se destaca pela sua grandiosidade e arquitetura. No complexo se destacam também a ‘Fonte Dona Beja’, que segundo a lenda está no mesmo local em que ela tomava seus banhos e era sua fonte de beleza e jovialidade e a ‘ Fonte Andrade Júnior’, característica da Arquitetura Moderna.

Além de sua expressiva beleza e singularidade, o espaço recebe diversos eventos que atraem público de todo o país, como o Festival de Carros antigos e a Páscoa Iluminada. Esse foi o primeiro de vários encantos que estarão aqui registrados, dessa e de outras cidades lindas por aí, não deixem de acompanhar!

Letícia Bemca Ferreira, 21 anos.
Fotógrafa e graduanda de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here