Dicas para um Bronzeamento Perfeito e Duradouro

0
59

1) Conheça a sua pele

As dicas destas página se referem aos tipos de pele mais comuns. Se você é muito branca, tem muitas pintas ou qualquer peculiaridade que faz da sua pele especial, é fundamental consultar um dermatologista antes de arriscar-se a qualquer exposição solar.

2) Iguais sob o sol

A diferença entre brancos e negros em relação ao sol é o tempo de exposição. Por produzirem mais melanina, pessoas negras demoram maistempo para ficar queimadas. Mas se queimam da mesma forma que as brancas, e necessitam do mesmo cuidado em relação a protetores e prevenção ao câncer de pele.

3) Um olho no relógio, outro no céu

O horário de exposição ao sol não deve ocorrer nunca das 10h às 16h. Mesmo quando está nublado? Sim. Aliás, especialmente nesses dias. As nuvens bloqueiam a radiação infravermelha, que provoca a sensação de calor que nos alerta que estamos nos queimando, mas a radiação ultravioleta (UV), responsável pela queimadura em si, segue a todo vapor.

4) 30 e 50, os números mágicos

Seja qual for a sua pele, use no mínimo protetores solares com fator 30 para o corpo e 50 para o rosto, o colo e as mãos. A quantidade deve ser abundante. O truque é enxergar a camada de protetor sobre a pele e, depois, esfregar até ela ser absorvida. Aplique o produto 30 minutos antes da exposição solar e reaplique a cada duas horas. Mas fique atento: se houver transpiração excessiva ou se você entrar na água, esse tempo diminui.

5) Atenção ao prato e ao copo

Alguns alimentos ajudam a prevenir os males do sol. Cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba contêm carotenóides, substância que se deposita na pele e retém as radiações ultravioleta. Ela é encontrada nas frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha. Hidratação também é fundamental para a pele: beba muita água (no mínimo 2 litros), água de coco e sucos naturais.

6) Use o estilo a seu favor

Além de chiquérrimo, um bom chapéu retém cerca de 90% da radiação UV. Outro objeto que tem extrema importância é o óculos de sol, que previne cataratas e lesões na córnea. Nesse caso, se assegure da qualidade das lentes. Comprar óculos de camelôs mais prejudica do que ajuda a proteger os olhos.

7) Trapaceie

A maioria dos autobronzeadores modernos combina proteção solar com agentes que pigmentam a pele. Portanto, use-os à vontade para dar uma mãozinha ao sol. Os produtos que prometem mais cor atuam nas camadas superficiais da pele, portanto são plenamente seguros. Com a devida combinação de produtos e cuidados, ninguém saberá que o bronzeado ganhou reforço na farmácia.

8) Se desejar, ingira vitaminas

Uma substância natural facilmente encontrada em cápsulas, o extrato da planta Polypodium leucotomos, auxilia a pele nas ações anti-inflamatórias, regeneradoras, anti-oxidantes e imunoprotetoras. Não é um produto obrigatório, mas dá uma forcinha no verão.

9) Capriche no chuveiro

No banho pós sol, use sabonetes compatíveis com o seu tipo de pele. A temperatura da água deve ser fria ou morninha, para evitar o ressecamento. Todos os dias, aplique um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade de água na pele.

10) Divirta-se

Na medida certa, o sol é uma fonte riquíssima de vitamina D. Portanto, siga essas recomendações para aproveitá-lo sem riscos à saúde. Bom verão!

Avenida Constelação, 1330

Bairro: Maravilha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here